Logística: conheça a sua importância - Royal FIC

Logística: conheça a sua importância

18 janeiro de 2021

“Logística” é um termo de origem grega que significa “habilidades de cálculo e raciocínio lógico”. Hoje em dia, o termo já ultrapassou os limites da administração, se referindo também a engenharia, marketing, estatística, tecnologia, recursos humanos e economia.

Esta especialidade cobre todos os processos desenvolvidos para efetuar entregas, respeitando prazos e condições. Um produto que precisa ser acondicionado em determinada temperatura para preservar suas características não pode ser entregue à temperatura ambiente. Da mesma forma, se uma operação comercial precisa de um insumo para funcionar, ela não pode ficar uma semana desabastecida.

O dever da logística é garantir que produtos cheguem ao seu destino sempre na hora certa e em perfeitas condições de uso. Com o Brasil prestes a iniciar uma das maiores campanhas de vacinação de sua história, dominar os conceitos logísticos será a diferença entre imunizar a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível ou manter a sociedade e a economia imobilizadas.

Como garantir que os pontos de vacinação estejam sempre com doses à disposição? Ou transportar as vacinas preservando suas características? Mesmo manter as vacinas em segurança, impedindo roubos ou sabotagens exige planejamento.

Conheça alguns dos desafios logísticos que estão pela frente!

As atividades da logística

A logística envolve eficiências, tanto operacional quanto financeira. Isso significa que cada processo é aprimorado para o cliente ter o melhor serviço pelo menor custo.

Prever demandas e gerir estoques também faz parte das tarefas da logística. O cliente precisa ser abastecido regularmente, para que assim não fique sem o seu produto e nem precise arcar com os custos de armazenar grandes quantidades dele sem necessidade.

Para cumprir com todas essas demandas, operações de logística precisam desenhar redes de distribuição amplas e capilarizadas, facilitando a armazenagem e o transporte entre fornecedor e comprador.

Integração para atividades empresariais

Para uma melhor operação de negócios garantir uma experiência mais agradável aos clientes com custos mais reduzidos, a logística empresarial surge para sistematizar etapas. Dessa forma, é possível mapear, controlar e alterar cada uma dessas etapas, visando os melhores resultados.

Isso exige uma abordagem de “agir macro e pensar micro”: as etapas do processo logístico precisam de gerenciamento próprio, mas devem existir como parte de uma operação maior, que tem por objetivo final deslocar o produto da sua origem até o consumidor final.

Combustível e logística

O combustível é um insumo-chave em qualquer processo logístico e a sua própria entrega exige uma logística particular, que garanta ao consumidor a melhor relação custo-benefício.

Você sabia que a Royal FIC possui processos automatizados de abastecimento? É possível agendar sua ida a uma de nossas bases e, com um cartão magnético, realizar toda a operação! Você também conta com um profissional para ajudar você em cada etapa, inclusive realizando processos de checagem e segurança no seu caminhão-tanque antes da partida.

Para garantir uma frota sempre rodando no prazo, abasteça com quem tem logística de alta octanagem. Faça uma cotação conosco e comprove a qualidade Royal FIC!





×

Olá, bem vindo(a) à Royal FIC. Como podemos te ajudar?

Clique e fale conosco via whats app

× Como posso te ajudar?