Chuva de verão: dicas para guiar no molhado - Royal FIC

Chuva de verão: dicas para guiar no molhado

24 fevereiro de 2021

O verão é a estação favorita dos brasileiros. Poder aproveitar o sol, o mar e a piscina, realmente, faz bem para o corpo e a alma. Mas quando estamos dirigindo, certas precauções são importantes. Principalmente quando somos pegos de surpresa por uma chuva forte, tão comum nesta época.

Para preservar a segurança e evitar prejuízos, vale a pena seguir algumas dicas de direção na chuva. Assim, você chega ao seu destino e torna mais difícil que componentes elétricos e mecânicos do seu veículo se danifiquem.

Primeiro passo: se preparando para a chuva

Você não sabe quando vai cair o pé d’água. Mas sabe que é impossível passar o verão inteiro sem encarar uma chuva na estrada. Portanto, se prepare para ela!

Pneus e palhetas de para-brisa são, respectivamente, sua superfície de contato com o asfalto e seu estabilizador de visibilidade. Debaixo de um temporal, você precisa ver para onde vai, tendo o veículo “na mão”. Garanta que estes dois itens estão em perfeitas condições antes de pegar a estrada.

Veja também todas as luzes do veículo: farol, freios e setas facilitam a sua vida e a dos outros motoristas.

A chuva veio: o que fazer?

Mantenha a calma! Você vai precisar tomar algumas decisões importantes e a ansiedade, o medo e a pressa são seus maiores inimigos. Mais do que nunca, preste atenção no que estiver fazendo. Não tome decisões “no piloto automático”.

Se o nível da água subiu na rua, mantenha a velocidade baixa e a primeira marcha engatada. Quanto menor for a velocidade, menos o nível da água é alterado. Contudo, se a água da chuva já está batendo próxima da altura do cano de escapamento, nem tente: estacione em um lugar alto e espere a situação melhorar.

O motor morreu? Aceite: tentar dar a partida com o motor molhado força o motor, pode quebrar ainda mais peças e agravar a pane elétrica.

O dia seguinte

Mesmo que você tenha chegado ao seu destino dirigindo, atravessar focos de alagamento pode provocar danos sérios ao seu veículo. Além de pane elétrica, calço hidráulico e contaminação de lubrificantes são possibilidades. Leve o veículo à oficina! Caixa de fusíveis, módulos, relês, conectores, faróis, conjuntos ópticos e lanternas também podem ter sofrido avarias na chuva. Revise tudo e evite dores de cabeça.

E lembre-se sempre: parte fundamental da manutenção do seu veículo é a escolha por combustíveis de qualidade. Para ter o sistema funcionando com rendimento máximo e desgaste mínimo, escolha o melhor e busque pela qualidade Royal FIC. Conte com nossas soluções personalizadas também na sua empresa. Veja mais detalhes aqui.





×

Olá, bem vindo(a) à Royal FIC. Como podemos te ajudar?

Clique e fale conosco via whats app

× Como posso te ajudar?