Calibragem de pneus e consumo de combustível - Royal FIC

Calibragem de pneus e consumo de combustível

26 março de 2021

Os combustíveis estão sofrendo constantes reajustes no Brasil. Seja a gasolina, etanol ou diesel, rodar é cada vez mais caro. Por isso, toda forma de reduzir o consumo é bem-vinda: revisões periódicas, marchas mais longas e até calibragem de pneus.

Sim, você leu certo. Manter a pressão dos pneus dentro das especificações do fabricante é uma das formas mais fáceis – e desconhecidas – para economizar combustível. Saiba porque isso acontece e como fazer com o seu veículo!

Como a calibragem de pneus afeta o consumo

Os pneus são a superfície de contato entre veículo e estrada. Quanto mais atrito, mais movimento (é exatamente o atrito menor que faz dirigir na lama ser tão difícil). Eles também protegem as rodas, normalmente de ferro, alumínio ou liga leve, da pressão que o peso do veículo aplica sobre o terreno.

Quando a calibragem de pneus não está dentro das especificações, essa relação perde em eficiência. Um pneu cheio demais deixa o veículo “quicando”, o que reduz o atrito. Já um pneu murcho coloca muito esforço nas rodas, o que exige mais força do motor para produzir o mesmo movimento.

Para você ter uma ideia, basta que a calibragem esteja cinco libras abaixo do recomendável para o seu consumo de combustível subir em 10%!

Como fazer a calibragem de pneus do seu veículo

Faça a calibragem de pneus semanalmente, no começo do dia e em um posto a não mais de dois quilômetros do seu ponto de partida. Isso é importante, pois o calor expande o ar e altera a medição. Faça o processo com o sistema ainda frio.

As informações sobre a pressão ideal estão no manual do veículo. Também é possível encontrá-las na parte de dentro do bocal de combustível ou na porta do condutor. Alguns pneus vêm com a informação, em libras e em PSI, na lateral. Neste caso, anote em algum lugar para evitar que a informação se torne ilegível com o tempo.

Basta digitar a pressão ideal no calibrador (verifique se ele está em libras ou PSI!), retirar a tampa da válvula do pneu, encaixar a mangueira, esperar o apito e recolocar a tampa. Bem fácil, não é mesmo? A calibragem de pneus a ar é gratuita na maioria dos postos. Caso o orçamento esteja favorável, considere usar nitrogênio: a calibragem dura mais, sofre menos variações e não transfere umidade para as rodas.

A qualidade do combustível também importa

Se a calibragem de pneus reduz o consumo de combustível, combustíveis de qualidade reduzem o desgaste do motor e aumentam a vida útil das peças.

Do passeio de fim de semana ao transporte de toneladas pelas estradas do Brasil, estar bem abastecido faz toda a diferença. A Royal FIC tem soluções que reúnem qualidade e eficiência para todas as suas necessidades. Faça uma cotação conosco e comprove!





×

Olá, bem vindo(a) à Royal FIC. Como podemos te ajudar?

Clique e fale conosco via whats app

× Como posso te ajudar?